terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Novas posições...

































Olá minha gente!!!
Esta semana que passou foi calminha, só com um jantarzinho no domingo, em casa da Tia Anages e da tia avó Fatinhages, após um passeiozito com os papás e a titi num sitio muito bonito e finíssimo que se chama Ludo!! Pelo que me pareceu, penso que só o meu papá é que estava a achar graça ao passeio!! Estava sempre a olhar para o céu com uns óculos muito estranhos e compridos??!!!
Nesta semana comecei a ver e a sentir coisas novas!!! Para além da minha mão, descobri que o meu pezinho até é bem apetitoso!!! A minha mãe gozava com o meu pai, a dizer que se fosse ele, já tinha a boca toda cortada, devido a um tal unhão(??!!) que o meu pai têm!?!
Descobri, igualmente, uma nova posição além do deitado, que é estar sentadita!!! É engraçado e curioso ver os adultos olhos nos olhos!! Também achei piada a um objecto, o computador, a que os meus papás, mas principalmente a titi estão sempre agarrados!! Aliás, foi no computador dela que “teclei” pela primeira vez e fiquei curiosa por umas pessoas que estavam lá, cheios de pêlos e músculos, mas o meu papá tirou-me logo dali!!! Chorei logo! Raça do homem, tava a gostar tanto…
Curioso foi que pensava já ter uma caminha nova no meu quartito, mas parece que aquilo está mais encalhado que as finanças deste país, segundo o meu papá!! Então não é que o meu papá foi duas vezes no popó gande a Olhão, buscar a caminha e vinha sempre com defeitos!! Parece que desistiram por agora, ou melhor, o meu papá desistiu, já que a mamã ainda anda por ai... Por falar na mamã, parece que ela anda um pouco mais tiste, penso que seja, porque para a semana vou estar menos tempo com a ela!! Buá, Buá!! Se calhar é por isso que ando agora com mais fominha e não deixo nanar melhor os meus papás!!

Mas, a minha mãe que esteja descansada porque o xô Dotor disse que estou a crescer bem (61 cm) e já passei dos 6 kilinhos (6,1kg)!! Aliás, já vou começar a comer papinhas e sopinha como os grandes e assim já posso ouvir as conversas deles e não estar sempre a olhar para cima quando comem!!

Pronto , vou-me despedir agora...porque o meu papá parece que está um pouco branco e com o coração um pouco acelerado..parece que foi com as boas noticias que a minha deu das papinhas, sopinhas, amas,etc!! Que jêtú o homem está um pouco para o marafado!!

bjinhos da mafaldinha!!

domingo, 17 de janeiro de 2010

a primeira ida ao estrangeiro!!!









Lá, lá, y viva la Espanã !! Lá, lá y viva la Espana!!
Pues, es!! Perdão! Pois é, ontem passei a tarde a falar espanhol e fiz o meu baptismo no estrangeiro na terra dos “nuestros hermanos”, em Huelva, em casa dos colegas do papá. Adivinhem para quê? Para o meu pai comer e beber, claro!!! Fui muito giro, já que a sala estava cheia e andei sempre de braço em braço, principalmente de uma rapariga de tranças “muy guapa” e de um senhor de barbas que parecia o pai natal, ih,ih!!

Depois quando viemos para casa e a meio caminho, os meus papás pararam em Olhão, para me comprarem a minha caminha nova, porque eu já sou mais crescidinha, apesar de agora ter começado a fazer bolhinhas e de me fartar de babar, já para não falar dos meus gritinhos, ih,ih!! Estou ansiosa para começar a dormir na caminha, apesar de ter começado a ouvir umas conversas entre os papás que ia começar a dormir sozinha….

Hoje, lá fomos todos a Olhão para …almoçar fora com as titis de Faro!!! Eu como sempre, lá me portei bem ao almoço para não chatear os grandes, apesar de ter obrigado a minha mama a dar-me leitinho a meio!! Depois, fomos as mais novas para casa da titi Ana para ver a bijutaria que ela faz e foi um ver se avias!!! Comprávamos aquilo tudo!! Papá dá-me dinheirinho!!!

Na próxima terça-feira vou voltar à minha doença luxuosa e espero que desta vez, os graúdos digam se tenho a luxuosa ou não!!!

Adios que voy a nanar!!!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

regresso a casa











Os meus últimos dias na terra da vovó Laura foram calmos, frios e chuvosos.
Deu para fazer uma sessão de fotografia (como uma estrela de cinema) que, apesar de não estar nos meus melhores dias, ficou bem boa!!! Que o digam as minhas vovós e papás!!! Foi um sucesso no café da minha vovó Laurinda…
A meio da semana, depois de passar quase um mês no frio do Norte, lá viemos todos, eu, os papás e mais 3 toneladas de “tralha” no popó (que mais parecia um carro cigano da feira). O papá e o vovô nunca acreditaram que conseguiam trazer tudo o que a mamã tinha planeado… Mas foi!!!
Assim, depois de uma viagem calma até Lisboa, lá fomos ter com os babosos do jêtoso do meu tio-padrinho e da minha vovó Laurinda. Aqui chegada, cada um lutava para me ter nos braços!!! Fiquei toda babosa… E mais ainda, quando vi mais prendas para mim, das velhotas do café da minha vovó!!
Na sexta-feira os meus papás levaram-me a conhecer o castelo da terra do papá, que tinha uma vista muito bonita sobre a cidade!!! Foi pena depois começar a pingar e termos de fugir para dentro de uma loja, onde uma senhora (muito simpática) nos deixou estar, até a chuva passar. E além disso estava um vento muito frio!!!
No sábado fomos outra vez passar para um sítio muito bonito, Sintra. O meu papá mais uma vez andou comigo ao colinho e, apesar dos solavancos ao seu colo, como estava tão bem, adormeci várias vezes, acordada só com os berros do meu papá para a minha mamã andar mais depressa!!! Aliás, no fim desistimos não por mim, mas pela minha mamã, a quem doía muito os pés, hi,hi!!! O meu papá até parecia que estava a ter um ataque de ansiedade, tal a velocidade do bater do coração dele a falar com a minha mamã…

Ontem, lá viemos, finalmente, para a minha casinha do Algarve. Depois da muita chuva que apanhamos, lá chegamos e estava a minha titi!!! Agora é que nós as três ( eu, a mamã e a titi)vamos pôr a cabeça em água ao meu papá!!!
Para me despedir, só para dizer que já vou em 5,8kg e cheguei aos 60cm!!! Parece que os meus papás estavam um pouco preocupados por eu, ultimamente, não estar a gostar muito do leitinho da mamã, mas como vêm está tudo bem!!
Bjs, mais quentinhos a todos!!!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Meu primeiro reveillón!!











E pronto já passei a minha primeira passagem de ano!! Tal como no Natal cigano, a mesma foi passada em casa da Tia-Avó Tónia, tanto no dia 31 como no dia 1.

A diferença em relação ao Natal foi a presença do primo Rodrigo, mais novo um mês que eu!!! Debatemos já uns assuntos, como eu lhe apresentar umas amigas e ele uns gaijos do norte, como arranjar modos de ludibriar os nossos papás quando quisermos sair à noite, trocas de Facebooks, Twiter,HI5 e cenas bué da fixes de telemóveis, ou sejam, assuntos próprios da nossa idade!!!! Ele apesar de ser mais novo, já apresenta um belo caparro, mas giro é quando ele começa a berrar pelo leitinho e fica vermelho que nem um tomate!! A minha mãe e as restantes pessoas diziam que parecia o pai dele, até na falta de pescoço… O meu papá, como ele é bochechudo, dizia que parecia um senhor já muito velhinho chamado Mário Soares??!!

O Ano Novo, já com a presença do meu papá e com a barriguinha dele melhor, foi mais do mesmo que no Natal, ou seja, enfardar até mais não!!! Pelo leitinho da mama pareceu-me ser bacalhau, arroz de marisco e leitão caseirinho. Claro está, tudo isto regado com muitos docinhos, que era para compensar o sal do bacalhau…
Pelo meio (estava eu a nanar) pareceu-me ouvir o meu pai a berrar que não queria que eu fosse agora baptizada (??!!) e o resto da família a praguejar dele!!! Acho, que devia ser da garrafa do Porto que ele estava a emborcar a alta velocidade, como faço com o leitinho da mamã!

Hoje, e depois da muita chuva e frio dos últimos dias, que fez com que eu andasse sempre com tosse e com um tubo donde sai fumo para cima da minha carinha (o meu pai dizia que parecia que eu estava em transe??!!) para ver se curava desta última, lá fomos passear a um sitio que o meu papá gosta muito, o Gerês!! Claro está que o objectivo era…comida!!

Mas antes disso, fomos levar a madrinha ao aeroporto porque amanhã começa a trabalhar em Vila do Bispo!!! Ou seja, vai ficar em nossa casa no Algarve. Ficamos todos contentes, à excepção da vovó, que ficou um pouco murchita!!! O meu papá também anda radiante com a noticia, mas não percebo porquê..?!!! (Cá para mim, quer que ela ajude nos trabalhos de limpeza lá de casa…).

Assim no Restaurante Nariz do Mundo, e depois de comerem bacalhau (muito comem os adultos bacalhau nesta altura do ano!!!), um belo cabrito (que o pai, somítico, levou para casa para comerem amanhã), acompanhados de um vinho que se bebiam numas tigelas (??!!), lá fomos felizes e contentes para Guimarães.

Com isto tudo, não sei se do cansaço da volta, se do tempo, mas estou um pouquito choramingas…

sábado, 2 de janeiro de 2010

O PRIMEIRO NATAL DA FRALDINHA







Oh, oh, oh…eu vejo um velhote de barbas branquinhas e de fato vermelho , montado num trenó puxado a renas!!! Tudo isto parece muito esquezito, mas os “grandes” parecem gostar…
Dias antes do Natal, fui com a mamã e as amigas visitar a Matilde e a sua mamã, à Lixa. Ainda tive direito a encontrar as primas Ana, Mélita e Mariana. Foi muito giro e eu só não me diverti mais porque estava com muito soninho e acabei por dormir o tempo quase todo. Mas, mesmo ainda não sendo a altura, o Pai Natal já tinha passado por lá e deixou muitas prendinhas para todas!!!
Esta semana fiquei cansada de ver este senhor…para todo o lado onde eu ia, lá aparecia ele!!! Já deu para perceber que o Natal é mesmo importante, a mamã, a tia e o resto da família andam numa roda-viva a preparar petiscos e comezainas para o dia 24 de Dezembro: o bacalhau, o arroz à valenciana, o cabrito assado, as rabanadas, os mexidos, os sonhos, os papos d’anjo, etc, etc, etc.
E sabem uma coisa: o meu papá voltou a aparecer… Já estava tudo preparado para a ceia de Natal e eis que ele aparece (esperto, só apareceu quando o trabalho estava todo feito e para comer, ih, ih, ih). Mas a coisa não esteve muito boa para ele, passou parte da noite a chazinho e ainda “pintou à pistola” na casa de banho da titi-avó,ih,ih!!! Acho que o ar do Norte não lhe caiu muito bem…
Mas a melhor parte veio já no final da noite. De repente, a prima Susana começou a trazer prendinhas para a mamã abrir, mas que afinal eram para mim…brinquedos e roupinhas, tudo muito giro!!! Vai ser uma festa quando voltar para casa, com tantas coisas para brincar…Os grandes também tiveram algumas prendinhas, mas as mais giras foram para mim, ih, ih, ih. Mas acho que o papá não gostou de todas as prendas…pelo menos, quando abriu uma prenda com a camisola do Vitória de Guimarães, fez cara de poucos amigos!!!
Agora percebi porque é que os adultos gostam tanto desta época: a mim trataram-me muito bem…muito colinho…beijinhos…prendinhas…o que é que eu posso pedir mais!!!
Bom, e com tanta comida não admira que o Natal tenha durado três dias!! Até parecia um Natal cigano!!!. No fim-de-semana tivemos de voltar para casa da Tia Tónia para acabar com os restos que sobraram. Mas não faz mal: é que ela tem uma lareira quentinha e tem estado tanto frio…
Mas, só houve um problema: depois destes miminhos todos o papá voltou a desaparecer!!! A mamã diz que ele foi ganhar dinheirinho…mas eu já estou com saudades dele!!!