sábado, 19 de dezembro de 2009

Mafaldinha resistindo ao frio


Estou de volta à cidade da mamã, Guimarães, mas desta vez parece que vou ficar por cá muito tempo. Como sempre, estou em casa dos vovós e também com a madrinha.
Quando cheguei a mamã saía comigo muitas vezes, para fazer aquilo que ela gosta muito…como se chama…ah, já sei…COMPRAS.
Parece que se aproxima uma data muito importante para os adultos, o Natal. Pelo menos, aqui só se fala nisso. Fazem-se muitas compras para oferecer à família e aos amigos, e também muitas coisas boas para comer….
Nos primeiros dias andei sempre com a mamã e a vovó a fazer essas compras. É muito divertido porque as ruas estão cheias de luzinhas que eu já consigo ver, e ouvem-se músicas muito calminhas. Chegávamos a casa cheias de prendas e eu sei que muitas delas são para mim, ih, ih, ih…
Mas de repente, deixámos de passear. Deve ser porque ficou muuuuiiiittooo frio e só estamos quentinhos junto ao aquecedor. Assim, agora tenho passado quase todo o tempo em casa, brincando com a mamã e a vovó. Mas aqui também existem luzinhas, no pinheirinho e no presépio de Natal. Este é diferente da casa dos papás, mas também é muito giro.
Agora, em vez de ter o colinho do papá e da mamã, ganhei também o colinho dos vovós e da madrinha. Todos eles são muito bons, mas o do vovó…é espectacular!!! Não sei se é por ser alto, os braços serem compridos ou por ele ser muito brincalhão, mas sabe tão bem estar com ele, farto-me de rir…Parece que todos os bebés gostam do colinho dele, mas agora não há colo para mais ninguém! Afinal, o vovó é meu…
Ontem à noite parece que houve problemas com os adultos. Parece que a mamã, a vovó e a madrinha estão doentes…Até tiveram de ir ao doutor (coitadas, se calhar tomaram uma pica!!!). Estão todas com medo de que eu também fique doente. Mas elas já deviam saber que desde que eu tenha o leitinho da mamã, não há micróbio que pegue….
Só estou preocupada com uma coisa: há já alguns dias que eu não vejo o papá! Onde será que anda? Será que já me esqueceu? Mas eu tenho saudades dele, de o deixar acordado à noite e de gastar o dinheirinho dele!!!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fraldinha numa roda-viva








É verdade, meus amigos, tenho andado muito cansada. Sim, porque isto de andar sempre no passeio também cansa. Então vejam…
Desde quarta-feira que tenho andado numa roda-viva.
De manhã fui conhecer a São, a minha futura ama. Como podem imaginar, tive de me portar muito bem, tinha de deixar boa impressão. Mas não foi difícil, tinha acabado de tomar o leitinho e estava com soninho…Mas ainda deu tempo para ver que ela é muito simpática, pegou logo em mim ao colo (como eu gosto) e havia o Martim e a Mariana para eu brincar.
À tarde fui conhecer a antiga escola da mamã, em Silves. Comecei por visitar a turma da professora Paula Canteiro e reconheci as vozes de alguns meninos. Parece-me que a mamã costumava ter de lhes ralhar muitas vezes, quando eu ainda andava na sua barriguinha… Depois fui até à sala-dos-professores conhecer as outras docentes. Mais uma vez, portei-me muito bem, nunca se sabe se alguma deles vai ser minha professora daqui a alguns anos, ah, ah, ah. Mas isso acabou por ser fácil porque elas eram muito amorosas e até me ofereceram um dinheirinho para os papás me comprarem uma prendinha. Foram queridas, não foram?
Na quinta-feira comecei o dia indo ao Centro de Saúde e sabem uma coisa? Já atingi os 5 quilinhos!!! Deve ser por isso que a mamã se anda a queixar de dores de costas…
E no dia seguinte…regresso a Lisboa para visitar a vovó Laurinda e o padrinho Luís. Mas, qual não foi a minha surpresa quando encontrei também a madrinha Vânia!!!
Do fim-de-semana não há muito a dizer…porque foi mais do mesmo. Jantar no sábado com os amigos dos papás, jantar no domingo com a Titi Sara e jantar na segunda-feira com os primos Cristina e Tozé. Já viram bem a boa vida que os papás têm à minha custa? Quando crescer tenho de os lembrar das boas paparocas que gozaram à minha custa, ih, ih, ih.
Para além disso, ultrapassei o teste de conhecer o Lucas e o Benjamim sem ter ficado doente. Mas parece que quando eles não estão doentes, entra em cena a mamã deles…Quando estavam todos a jantar, a Ti-ti Ana correu para a casa de banho e…vomitou!!! Será uma história para recordar por muitos tempos!
Sabem que recebi a minha primeira amiga?! Chama-se Matilde e é uma boneca que me deu o primo David. Ela fica com a cara toda iluminada e emite uma música que me deixa…com muuiiiiittttoooo ssoooonnnniiinhhhoo!
Depois destes dias atribulados, a mamã e a madrinha enfiaram-me no popó e…Guimarães. Espero que estes dias sejam mais calminhos, mas…duvido! Só é estranho não ter visto o papá no popó! Onde será que ele anda?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

almoçaradas!!











No início da semana, como estava ainda em Lisboa, aproveitei para visitar a sede do trabalho do meu papá. Seguindo as ordens dele, comportei-me como muito bem e acabei bajulada, como sempre, pelas meninas que lá trabalham…Espero que o plano do meu papá funcione, que era para ver se aumentavam o “nhonhó” que ele recebe no final do mês!!! Em troca eu ia poder gastar mais dinheirinho nas compras com a mamã, ah, ah, ah!!!

De regresso ao Algarve, a mamã andou a comer umas coisas esquisitas para poder fazer cocó mais à vontade!!! O que é certo é que eu tenho sentido algo diferente: os papás estão sempre a gozar comigo porque tenho de fazer força para fazer cocózinho. Para me vingar, na sexta-feira chorei como eles nunca viram e, à noite, até lhes preguei um susto, ih, ih!!! Não mamava, berrava, e queria fazê-los sofrer mais um pouquinho, mas acabei por adormecer pouco depois e…dormi oito horas seguidas!!!
Mas tenho que confessar que também podia ser das duas picas que levei, uma em cada coxinha, no dia anterior. Realmente, não se faz!!! Eu pensei que ia passear com a mamã (quem sabe até fazer umas comprinhas), entrei a rir no Centro de Saúde, fiz “gu-gu” à senhora simpática que me deu um primeiro remédio docinho na boca, e depois fazem-me aquilo!!! Apanham-me distraída e deram-me duas picas que doeram tanto, nomeadamente, a segunda, ui,ui!! Claro, que fiquei chateada!! Tive que berrar o máximo que as minhas goelinhas conseguiam!!! Fiquei tão zangada…

Mas acabou por passar! No fim-de-semana os meus papás receberam cá em casa três rapazes todos jeitosos, mas muito engraçados…Um vinha de calções (com este frio??!!), parecia um tirolês, estava ainda com mais soninho que eu, e de todos, era o que tinha menos jeito para brincar comigo; o outro estava muito nervoso porque o clube dele ia jogar nessa noite; o último não devia gostar de futebol porque andou comigo no colinho o tempo todo!!! Tinha mesmo jeito o moço!!! Lá comeram um coelhito bravo que o meu papá tinha trocado por uma garrafa de medronho (??!!), acompanhado de uma garrafa de Planura!!! Eu, como sempre, lá os deixei comer e beber à vontade, porque estive quase sempre a dormir, não sei se pela pinga ou pelo jogo calmo entre o clube do papá e meu e o Sporting!!

No domingo a minha mamã não queria cozinhar…lá fomos nós comer a um restaurante, com o meu papá todo contente porque era a mamã que pagava!!! Escolheu a paparoca, arroz de lingueirão, e mais uma vez portei-me lindamente. Deixei-os comer calma e tranquilamente. Foi pena não poder passear depois porque estava um frio muito grande. Fomos todos para casa ver televisão, juntinhos no sofá…

Ontem, talvez por ter um peso na consciência, foi a vez do meu papá dizer que pagava o almoço. Seria a despedida das almoçaradas aqui no Algarve, para este ano. Então, lá fomos para Olhão, porque o meu papá tinha descoberto um restaurante que parecia que tinha paparoca boa…Lá nos pusemos ao caminho, só para eles comerem uma Alhada de Raia e um Biqueirão de arroz de tomate!!! Como sempre, e até já parece repetitivo, portei-me muito bem!!! Nem deram conta de mim… No final, os meus papás vinham cheios e felizes porque o dono lhes fez um desconto de “Cartão Jovem”!!! E como era o meu papá a pagar ainda mais feliz ficou…

Depois, fomos para Faro visitar a Titi Fatinages e a Titi Anasges!! Como sempre, fomos todos muito bem recebidos e a Titi Ana estava a fazer umas coisas muito bonitas!!! Parece que lhe chamam bijutaria artesanal…. Os olhos da minha mãe até brilharam e até ajudou a Titi!!! No final até parecia o Pai Natal cheia de prendas!!! Claro está, a componente gastronómica não ficou atrás, com um lanche e um jantar de migas muito bons, onde o meu papá ficou a rebolar!! Eu até penso que vou ter um maninho por causa da barriga dele…

sábado, 28 de novembro de 2009

Fim de semana...futebolistico!!!













No fim-de-semana passado lá fui eu à terra do meu papá, Lisboa. Como sempre portei-me lindamente, fui sempre a “nanar” até à capital!!! Mas antes de sairmos tivemos um problema de logística: foi preciso duas horas e três mil tentativas para colocar a “tralha” que levávamos dentro do carro. No entanto, depois de a minha mãe quase arrancar os seus cabelos, e o meu pai tentar acalmar as coisas serenamente, lá conseguimos pôr a chave na ignição e rumarmos até Lisboa.

Parece que o objectivo desta viagem era de os meus papás assistirem a um jogo de futebol entre o clube do meu papá (o Benfica) e da minha mamã (o Vitória)!!! Claro que assim a minha vovó Laurinda também estava comigo para matar saudades e, como sempre, o meu papá ia cravando comida em casa de alguém, com a desculpa de me apresentar…Tenho que começar a cobrar isto!!!!

Assim, na sexta-feira ficamos por casa da vovó. Ela tinha uma novidade: pude tomar banho na banheirinha nova que a vovó tinha comprado. É cor-de-rosa e cheia de espaço, mas tenho saudades do alguidar da roupa, onde tomava banho antigamente… Enfim, modernices e desenvolvimento.

No sábado saímos todos da cama por volta das 11.30. O tempo estava de chuva e eu, mais uma vez, nanei… nanei… e só acordei a horas dos papás irem almoçar.

Mas antes, passámos por um estádio muito bonito (dizia o papá!), e ele não parava de o elogiar, enquanto a minha mãe dizia sempre o oposto??!! Aqui o meu papá trouxe um cartão de sócio do Benfica com a minha foto, e mostrou que fiquei com o número 203359!!! Ele, todo orgulhoso, não parava de chatear a minha mãe!!! Mas ela respondia-lhe sempre às provocações… Não entendo estes adultos, estão sempre a “picar-se” por causa dos seus clubes, mas eu acho que eles até gostam …

No café da vovó fiz sucesso mais uma vez. Eu bem tentei dormir um soninho enquanto lá estive, mas as clientes estavam sempre a perguntar por mim…Então, lá acordei, coloquei a minha “cara de anjo” e lá andei pelo colinho das senhoras, com direito a beijinhos e muitas bênçãos.
À noite lá fui conhecer a madrinha de casamento do meu papá!!! Conheci mais uns titis de Lisboa e recebi a minha primeira prenda de Natal!!! A casa deles era enorme, parecia a nossa no Algarve, mas estava muito bem arranjada e tinha muito conforto!!! Como sempre, fui a estrela da companhia (e o meu pai a estrela da mesa e do vinho...) e andei sempre a ser apaparicada pela jeitosa e fogosa minha titi Carla e pelo castiço do meu tio, que até parecia o meu vovó, tal o jeito que ele tem para me colocar a dormir…
Aqui ficamos até as 11h30m, mas lá tivemos que ir para casa, para eu tomar banhinho, se não corríamos o risco do meu papá dormir em casa da minha titi!! Ele parecia um pouco mais alegre que o normal (devia ser da boa comidinha e bebidinha)…

No domingo o tempo já estava mais bonito e os meus papás levaram-me a passear no jardim da Gulbenkian!! O meu papá ainda quis que fossemos ver umas coisas esquisitas, a que chamam arte, mas a minha mamã disse que queria andar e não estava com pachorra!!! Como quase sempre, ela ganhou…

Durante a tarde conheci a família Coelho, a Carolina e Vicente (sempre muito activos e cheios de energia) e os seus papás!!! A minha titi Inês também foi muito simpática e pelo que o meu pai dizia, tinha feito um bolo de chocolate muito bom para o farto lanche oferecido…ao meu pai!!! Também, havia outro senhor, que não parava de tirar fotografias e estava sempre preocupado em fechar as janelas para ninguém espreitar para dentro de casa, que era o Tio Zé Jó!!! Personagem misteriosa e sui generis…

A seguir os meus papás saíram a correr para ir ver o Benfica-Vitória de Guimarães. A mamã deu-me um leitinho muito saboroso e depois deixou-me com a minha vovó. Eles estavam com medo que eu a aborrecesse e que eles tivessem de voltar para casa mais cedo, mas eu enganei-os e dormi o tempo quase todo!!! Estes papás, não têm confiança em mim…mas demo-nos muito bem e os meus papás só chegaram a casa era quase meia-noite!!!Aqui notei que o meu papá e o meu padrinho não vinham lá muito felizes, ao contrário da minha mãe! Ela vinha com um sorriso de orelha a orelha, sempre a brincar, até me cantou novamente o hino do Vitória (que de tanto ouvir, eu até já sei de cor...), e já não a via tão feliz à muito tempo…


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Portugal!! Portugal!!!











Ao contrário do que era esperado, Portugal lá se conseguiu apurar para o Mundial de Futebol da África do Sul. Como eu sou ainda pequenina, ainda não sei o que é futebol e onde fica a África do Sul…Mas deve ter sido bom, porque os meus papás fartaram-se de gritar e no fim pareciam muito contentes.
Quanto a mim, estive a ver todo o jogo…quer dizer, quase todo…bem, vi metade…ah, na verdade, vi só um pouquinho!!! Mas o que queriam, meia dúzia de rapazes a correr atrás de uma bola deu-me soninho, e o colinho da mamã estava tão confortável!
Antes do jogo começar parece que há um truque…a mamã pegou-me ao colo e cantou uma música que começava “Heróis do Mar, Nobre Povo…”! Deve ser importante, tenho de a aprender no futuro…
Nesse dia, tinha ido ao meu médico. Ele parece o “ Avô Cantigas”, estou sempre a ver quando ele se levanta e começa a cantar…Fiquei a saber que tenho quase 5 kg e meço 55,5 cm. Uma coisa muito boa: ele deixou-me continuar a beber só o leitinho da mamã, o que significa que tenho crescido muito bem!!! Tenho de lembrar aos papás de me comprarem mais roupinha nova, esta está a deixar de me servir…
No domingo fomos passear e comer fora para conhecer o local onde o meu papá ganha o dinheirinhú. Chama-se Monchique e estava muito escuro e frio e pareceu-me familiar com as terras da mamá lá do Norte . Comeram uma carnuxa muito boa e um belo xourichinho e depois o meu papá foi apanhar castanhas para depois a mamá comer mais tarde!!
E, de repente, descobri que tenho uma mãozinha na extremidade do braço!!! É muito fixe porque assim posso agarrar melhor os objectos à minha volta. Nunca pensei que fosse tão engraçado agarrar os cabelos da mamã, a minha mantinha e o patinho amarelo que faz barulho…e quando não sei mais o que fazer, chucho-o para me entreter! Mas passo muito tempo a olhar para a mão, a tentar descobrir novas utilidades para ela, nomeadamente, uma que a mamá me ensinou que é pedir dinheirinho…

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A ESTRELA DE SILVES











É verdade, ando toda babosa!!!
Toda a gente me diz que sou muito bonita, muito querida, muito calminha… Hoje até dormi na Segurança Social, quando a minha mamã lá foi. Embora, isso deva ser normal por lá porque, pelo ar de enfadonho das pessoas, todas estavam a fazer o mesmo!!!

O fim-de-semana foi calminho, apesar de no sábado ter ido a um jantar de anos da prima Pipinha, filha da Titi Lurdes, com 40 pessoas!!!
Mais uma vez, eu portei-me muito bem, no meio das pessoas a falarem, a cantarem e a comer…. Para não me sentir tão deslocada, eu também cantei a pedir a mama à mamã, ih!!!
Também é verdade que estive muito caladinha porque a minha Titi derramou-me tintol no vestido e, não sei porquê, mas fiquei taaaooo calllmaaa….

Enfim, de resto tenho tentado explicar aos papás que gosto muito deles, principalmente da mamã, quando ela me dá leitinho…Para os manter entretidos, tento falar ou cantar em “Mafaldez”, a linguagem dos “gu-gus”, “tu-tus” e “cu-cús”, eles parecem gostar muito disso!!!
Mas nem sempre eles entendem o que eu quero. Por exemplo, às vezes eu quero leitinho, digo “ gu-gu”, mas eles não me dão maminha. Aí, abro as goelas de uma vez só, e é vê-los a correr…O leitinho aparece logo!!!
É preciso chorar um pouquinho, caso contrário fico com a imagem de santinha e de bem comportada e não pode ser!!! Também sei berrar, embora agora o meu papá já não me queira lançar ao Castelo de Silves!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A minha ida ao Norte!!!











Tal como os meus pais, eu também já tenho uns belos kilómetros nas minhas perninhas!!! Desta vez fui a Guimarães visitar e ser apresentada à minha família nortenha.

Assim, na sexta-feira lá fomos para o Norte debaixo de chuva e começamos pelos meus bisavôs, dois velhinhos muito engraçados e com muita energia!!! Tinham uma casinha pequenina, mas muito acolhedora…Disseram à mamã que ela foi uma bebé muito chorão, mas eu portei-me bem para não parecer mal.

Depois, conheci a minha Tia-avó Fatinha, que para Tia está muito bem conservada, bem como o meu Tio Pobeiro (é assim que lhe chama o papá, que está sempre às turras com ele, mas eu não sei porquê!). Isto disseram os meus papás, porque eu adormeci no colinho dele e nem deu para sentir a energia da minha priminha Íris, parece que é um tufão, daqueles que surgem no verão!!!

No sábado fui com a mamã jantar a um restaurante!!! A minha primeira saída para borgar… Foi muito giro, estava lá a Mariana e as primas, a Ana e a Melita. Para além disso, tive muito colinho das amigas da mamã, que estava muito orgulhosa porque todas diziam que eu era muito bonita e calminha. Para lhes provar isso, até dormi uma pequena soneca, mas acordei cedo porque queria brincar com as minhas novas amigas!

Também conheci o meu novo primo, o Rodrigo, que nasceu nessa semana, e os papás dele. Ele é muito engraçado, muito loirinho e com grandes bochechas. Mas parece que não gasta do leitinho da mamã dele (que estranho!) e está sempre a chorar…Quando formos grandes vamos fazer muitas brincadeiras em casa da vovó dele, a minha Tia-avó Tónia. Vai ser muito divertido, ah, ah, ah…

Na terça-feira os meus papás ficaram muito orgulhosos de mim! Eles queriam ver o Guimarães-Sporting, mas tinham medo que eu não deixasse…Mas eu, como gosto muito dos papás e quero que eles se divirtam um pouquinho, pedi leitinho à mamã cedinho e depois fiquei em casa com a minha vovó e portei-me muito bem!!!

Na quarta-feira apareceu lá em casa uma jovem com um sotaque muito engraçado!!! Era a Carla de Braga. Ela é da terra rival de Guimarães, mas não houve problemas!!! Até lhe demos papinha lá em casa.

De resto, e até ao final da semana, foi andar nas compras com a minha avó, mamã e madrinha e ser apresentada a muita gente!!! Ah, claro que faziam isto quando o meu papá ia passear!!! Assim, ele não via o dinheiro a sair...Não há dúvida que isto de passear e gastar dinheiro é muito giro!!!

Por fim, no último dia fizeram-me sócia do Bitória de Guimarães!!! Deram-me um cartão muito bonito, com uma fotografia minha a dizer que sou a sócia número 32028…A mamã diz que assim eu aprendo desde pequenina a saber orgulhar-me das minhas raízes…Ainda não sei porquê, mas meu papá é que não achou piada nenhuma à história!!! Mas, parece que já tenho a papelada pronta para ser a duzentos e tal mil lá do clube dele!!!

Após colocar os meus avós Laura e Gostinho e a madrinha Baninha com uma lágrima no canto do olho, lá vim de popó até Lisboa!! Como sempre, andei numa roda viva a conhecer família e amigos…o meu pai, com a desculpa de me apresentar às pessoas, pedia sempre uma comidinha!!
E assim, lá fui jantar em casa do padrinho do meu papá e ver um jogo de futebol, que pelas caras deles, não correu lá muito bem!!!

Depois no dia seguinte a dose foi dupla, com um almoço na casa dos meus primos da Parede, onde se comeu muito e bem, e pelo meu pai, ainda se bebeu melhor!!!
Depois, foi sair da mesa e ir para casa da minha Tia Sara, que até andou comigo ao colinho!!!

Esqueci-me de mencionar, que no sábado lá fui a mais uma sessão de apresentação às velhotas do café da minha vovó, que deram-me prendas muito bonitas quando nasci e assim fui agradecer as prendinhas!!!

Por fim, tenho a dizer que tomei banhinhu em casa da minha avó na banheira mais curtida que passei!!! Era o alguidar da roupa da minha vovó!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

JÁ CÁ CANTA UM MESINHO A CHATEAR OS MEUS PÁPÁS!!!!































Não é verdade, porque pelas conversas que vou ouvindo, até parece que eles andam orgulhosos comigo!!! Até já consegui dormir seis horas!!! Mas, eles que esperem, ih, ih…

Ainda assim, a minha mamã anda com as maninhas dela um pouco gastas!!! O que posso fazer o leitinho dela é bom!!! O meu pai anda alegre mas um pouco preocupado, porque está a sempre a dizer que eu lhe estou a poupar um belo dinheirinho, mas depois o semblante muda e diz para não abusar da mamã??!!! Eu não percebo!!!???

Enfim, o meu peso continua a aumentar, já vou nos 3,900kg o que parece ser bom!!! Na quarta-feira vou fazer uma ecografia para ver da minha suposta doença luxuosa!!! Não sei o que isso é, mas parece doloroso…Acho que vou treinar o meu choro assim que lá chegar, pode ser que eles desistam!!!

O fim de semana passado foi sempre “à abrir”!!!

No sábado fomos para o Algarveshopping, no sítio que eles chamam de Guia, mas o meu pai parecia um pouco contrariado, e estava sempre a dizer que com bom tempo eu devia passear era na praia! Mas, a minha mãe precisava de ir gastar dinheiro, para relaxar!!! Parece que este sintoma dá muito às mulheres… Mas não gostei muito das lojas de roupa, dava-me vontade de chorar sempre que a minha mãe desaparecia dentro dos vestuários! E se ela não voltava a sair? Quem me dava o leitinho? Nessa altura o papá ficava um pouco mais satisfeito, não sei porquê…Mas quando for mais crescida quero ser como a mamã e fazer muitas compras porque parece divertido. Será que o Papá vai gostar disso!?

No domingo também fomos passear. Primeiro fui conhecer a antiga casa dos papás e eu lá tirei uma fotografia na cama…Fiquei com a ideia que já a conhecia!!! A Ti Lurdes e a família convidou os papás para almoçar, mas eu estava com soninho e acabei por dormir o tempo quase todo e como estava com muitos saluçus puseram-me um fio vermelho na minha testinha, porque diziam os antigos que curavam os mesmos??!!! Não deu resultado!!!

E depois fui conhecer as Fátinhas a Faro. Mais uma vez todas disseram que eu era muito parecida com a mamã, “graças a Deus”, e depois lá foram os meus pais novamente para a mesa, desta vez para jantar. Os adultos passam muito tempo sentados à mesa, agarrados aos garfos e facas. Para mim chega-me o leitinho da minha mãe dez vezes por dia, quem precisa de tanto trabalho?

domingo, 11 de outubro de 2009

PRIMEIRA SEMANA SÓ COM OS PAPÁS
















Pois é, já passou uma semana e os meus papas lá me conseguiram aturar, cuidar das lides da casa e o meu papá até conseguiu ir trabalhar …ou a fingir que trabalha, ih,ih!!

Pelos vistos conseguiram dormir durante a noite, apesar de lhes dar alguma luta para me voltarem a adormecer, após o leitinho da mamã!!! Mas, mesmo assim, houve dois dias que lhes cantei tão alto e durante tanto tempo, que eles foram à farmácia comprar um docinho, o ColiMil, para acalmar nos meus dotes de tenora...

Mesmo assim, houve um dia que o meu pai não gostou da minha voz e ainda ponderou fazer-me voar para o castelo de Silves…

Mas, cá continuo e a aumentar de peso, já vou em 3,400kg.

Mas a sério, eu estava preocupada com a minha mamã…é que ela já não dizia coisa com coisa, de tanto ver as paredes de casa. Deve ter sido por isso que o meu papá falou com ela e a convenceu a irmos passear!!!

No sábado fomos à praia dos Salgados mas acabamos por encontrar uns bichos esquisitos que voavam e guinchavam, ao mesmo tempo que a minha mãe berrava sempre que eles se aproximavam!!! A praia era muito bonita e a água devia estar muito boa, porque o meu pai deu um mergulho e vinha todo contente!!! Depois, ele pregou-me uma partida, porque como estava com fominha e ao estava ao colo dele, não dei conta e tentei chuchar nas mamas do papá!!! Chiça, pensei que eram as da mamã, mas não porque estavam salgadas e cheias de pêlos!!! Mas, como é que eu sabia…eram tão grandes!!! Eu vingo-me hoje à noite…

Hoje, a minha mãe quis embelezar-me e o meu pai aculturar-me ...
Em casa, a mamã vestiu-me pela primeira vez um vestido todo catita!!! Quando fiquei pronta, os papás ficaram um tempão a olhar para mim com um ar muito babado e com um sorrizinho parvo...Como estava muito bonita, o papá começou a fazer contas para saber quantos anos tinha de descanso até os rapazolas começarem a bater à porta...
Depois, fomos ao Museu de Portimão ver uma exposição muito engraçada sobre as carroças que antigamente levavam as pessoas de Portimão para a Praia da Rocha. Mas, como aquilo era muito silencioso e aborrecido, acabei por dormir o tempo todo no meu carrinho…Mas ainda tive tempo para ver que alguns animais pareciam o meu papá,ih,ih!! !

nota.de.redação: tal como o sistema informático do Excelentíssimo Presidente da República, este blog está a sofrer um ataque de um vírus de nome F.C.P e Pinto da Costa, cujos símbolos aparecem nos Seguidores, mas garanto-vos a todos que o anti-virús Cardozo e a firewall Seringas (Nuno Assis) chegam para impedir qualquer ataque!!!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Fim de semana animado…




Pois é, este último fim-de-semana foi bastante animado aqui em casa!! Tive a visita das titis ( T´Alice, T´Carla,T´Susana e a prima Mariana) do norte ( falavam de um modo diferente do que estava habituado?!! “Ó mãee” “Toue”??!!!) que animaram a casa e que puseram, ao que parece, os meus pais com os cabelos em pé, porque eu andei sempre ao colinho dos braços de umas para outras!! Mas, perdoaram-lhe quando viram as prendinhas que trouxeram para mim…

Para juntar à confusão, o meu avô também chegou no sábado e então, com as pessoas que já aqui estavam ficamos nove!!! Foi muito engraçado tanta confusão e tanto miminho, com muitas fotos e filmagens constantes… Senti-me uma actriz dos “Morangos com Açúcar”. O meu pai, não sei porquê, só dizia que eu tenho que começar a render em telenovelas ou anúncios de fraldas para ajudar no orçamento familiar…

No sábado, para cúmulo, ficamos sem água quente…deve ter sido por isso que eu ouvi as pessoas a berrarem no choveiro!!! Penso que foi vingança da minha mãe, porque toda a gente dizia que a praia estava belíssima e minha mãe teve que ficar em casa…

Também, no sábado conheci os Pereira_Cruz, família, cujo os meus pais estão sempre a falar, para eu não ser como os filhos deles ( o meu pai até parece que reza..), nomeadamente, com o mais novo que lhes dá água pela barba( do pai, obviamente)!! Pelo ar de felicidade que traziam ao chegar e de tristeza ao sair parece que algo se deve passar…

Por falar em comportamento, os meus pais andam radiantes comigo!! Hoje até os deixei dormir durante cinco horas!!! Uau!! Vamos ver se não lhes troco as voltas, especialmente agora que eles não vão ter a vóvó como criada de todo o serviço e o meu papá vai começar a trabuquir!!!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A minha viagem à capital







No sábado passado, debaixo de chuva intensa, lá fui eu com a minha avó Laura, a minha tia-madrinha e os meus papás a Lisboa. Pareceu-me que eles estavam um pouco nervosos por eu ir passear com poucos dias de vida, mas no final estavam todos babosos pelo meu comportamento. Pois, lá fomos nós no popó, calmamente, mas como o meu pai anda devagar e a conversa não me estava a animar, comecei a berrar,ih,ih!! Paramos no meio do deserto (parece que se chama Aljustrel) e lá seguimos viagem, com a chegada a Lisboa por volta da hora do almoço.

Depois, lá fui eu conhecer a casa do meu papá em Lisboa. Não há duvida que é muito grande e com uma certa idade, mas tem uma vista bonita e de vez em quando, fazia um barulho por cima de nós, que até parecia a minha barriga com cólicas!! Disseram-me que se chama avião e que no futuro iria gostar muito dele??!! Enfim, o resto da tarde deu para conhecer a minha prima Tia-Avó Lena, irmã do meu falecido avó, que me deu mais uma prendinha bonita.

No final do dia chegou o momento alto que foi conhecer a minha outra vovó. Tem uma cremalheira cinzenta, como o meu avô Machado, e uma pele muito bonita. Quando era nova deveria ser um borracho, mas agora estava um pouco cansada e triste. O meu pai disse-me que eu seria uma luz para ela ficar mais animada!!!

No domingo e na segunda conheci outros tios e tias, bem como, um futuro namorado??!! Chama-se Guilherme e parece que foi estrela da televisão…Coitado, ao contrário de mim, estava com problemas para fazer cocó!!! Nem olhando para a cara do meu pai deu-lhe vontade, ih, ih, ih!!!

Na segunda fui ao hospital para ver da minha doença luxuosa!!! Aquilo estava uma grande confusão e os meus pais não me deixaram entrar na sala – de - espera porque diziam que ia lá com uma doença e saía com trinta!! Quando entrei (passado uma hora) o xô doutor e mais duas meninas viram a minha anca esquerda e não viram nada, mas mesmo assim mandaram-me conhecer uma nova máquina, a ecografia, quando fizesse um mês. Depois, caso tenha alguma coisa, tenho já consulta marcada para o mesmo sítio de doidos, em Novembro. O meu pai está a rezar para não ter que lá voltar porque é provável que já esteja a chover e aquilo seria caótico…

Por fim, na terça-feira lá voltei para o Algarve e outra vez debaixo de chuva. Quem dizia que não chovia no Algarve enganou-se bem!!!

E, à noite, obriguei o meu pai a dormir no sofá até às 5.20 porque eu chorava muito e a minha mãe já tinha um dói-dói na mama (e parece que com o cansaço também já não dizia coisa com coisa)!!! Só me calei quando me deram uma coisa docinha, o Aero-OM, e dormi como uma anjinha…

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Uma semanita







Uma semanita!!!

Pois é, já cá canta uma semanita!!! E com direito a serenata dos meus pais!!! Pena foi que tivesse a berrar o tempo todo com as minhas cólicas!!! Os meus pais dizem que é de não saber xuxar bem e entrar-me assim, o ar todo!! Eu não sei se é disso ou não, mas que dói, ai isso dói!!! E parece que já os coloquei um pouco ansiosos para a noite de hoje…Mas, devido à surpresa que me fizeram prometo dar o meu melhor para ter uma noite descansadinha!!! Nem que seja por mim, ih,ih!!

Hoje saí pela primeira vez de casa para ir ter com uma senhora vestida de branco, que me mediu, pesou e ainda me fez para aqui umas coisas às pernas, barriga, que me deixaram um pouco atordoada! Claro que lhe berrei o tempo todo porque além desta ginástica, tive que estar despida e eu como moça honrada, ainda não me sinto muito à vontade para andar assim ao léu!! Deve ser por causa do meu cordão, que ainda está feiinho…Os meus pais é que ficaram contentes, porque só emagreci 5gr!!! Parece que a média são 10% e por isso estavam radiantes!!!

Pronto, agora vou nanar e prometer portar bem durante a noite!!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A minha primeira noite em casa











Pois, ontem foi o meu primeiro dia em casa e fiz muitas coisas novas!!
Comecei pela primeira cagada, pelo primeiro banho e primeira noite a dormir com os meus papás no seu super quarto!!! O primeiro banho foi uma …choradeira, como de costume!! Fico com frio e não gosto de me expor assim para às pessoas, apesar de serem os meus pais, madrinha e avô!! Por isso, puxo das minhas goelinhas e toca a berrar para ver se aquilo passa o mais rápido possível!!! Eles estavam muito excitados e pareceram-me um pouco nervosos, principalmente, quando dei um pontapé no ralo e começou a sair água para o chão do quarto,ih,ih!! A minha mãe berrou que se fartou, mas depois as coisas compuseram-se!!
A noite foi calminha, segundo palavras do meu pai, que estava à espera de pior!! Mas ele que espere,ih,ih!!! Acordei três vezes para comer, cagar e a última, pronto, vá lá foi para pedir miminhú aos meus pais!! Não estava habituada a dormir sem luz e tive um pouco de medo!!
De resto, foi um dia normal, só à noite é que conheci o primeiro membro da família do meu pai, o meu padrinho e tio!! Pareceu-me um rapaz bem vestido, da estirpe do meu pai em relação ao cabelo e enquanto me pegou não se mexeu o tempo todo!!! Parecia uma árvore!! Hirto que nem uma barreira de ferro,ih,ih!!
Pronto, vou agora nanar que o dia foi muito cansativo!!!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Já sou gente!!!












Pois é, a partir de hoje já tenho identidade: Mafalda Machado Maio!!! O meu pai ainda tentou colocar Maria, mas parece que a minha mãe lhe fez uma careta e ele recuou...

Também hoje sai do Hotel do Barlavento para conhecer a minha casa e o meu quarto!!! Estava tão ansiosa que vinha a dormir...Mas isso, foi porque a senhor do hospital me picou o meu pézinho e eu berrei tanto que acabei por adormecer!! Mas, ainda deu para ver como é que é o mundo cá fora!! O Sol estava radioso e fazia algum calor, mas não deu para ver muito mais, porque após alguma confusão para colocarem a minha cama no popó e conseguirem arrumar o meu carrinho na bagageira, puseram uma toalha no vidro e não vi nada!!

Ouvi depois foi a minha mãe quando viu o bacalhau recheado na mesa ao almoço!! Que satisfação!!Já não via uma cara dela assim à muito tempo!! Parece que a coitada não comeu grande coisa lá naquele Hotel onde estava!!

Como disse, já tenho papeis e também tenho um livrinho amarelo que me informaram que era das picas que tinha ainda que levar!! Chiça são tantas que me assustei!! já levei duas no sábado, além desta hoje no meu calcanhar!! Disseram-me que era para umas doenças esquisitas como a Hepatite e Tubercolose!! A médica também disse à minha mãe, que por ela eu não tinha aquela coisa luxuosa da Luxação Congénita da Anca!! Mas, parece que vou mesmo conhecer a capital e a minha avó já não tem que vir!!

De resto, tenho-me portado muito bem, ou seja, como, cago e durmo!! Os meus pais estão muito contentes comigo, mas parece que querem que eu comece a dormir menos de dia e mais à noite!! Não percebo porquê??!! Eles andam, igualmente, apreensivos com uns comentários de amigos que andam a avisar que os filhos deles também foram muito bem comportados na primeira semana e depois desataram a berrar!! Mas, eu vou ser diferente!!!
O meu pai já anda mais satisfeito porque começa a ver mais traços dele em mim!! Parece que andava preocupado e com a cabeça baixa (??!!), mas agora já anda mais levantada, porque diz que além das mãos e dos pés, que a testa e a entrada do lado direito que tenho são dele!!! Não sei vou chorar ou rir!!!

A única coisa mais chata é os saluçús que eu tenho e que me fazem chorar!! Até parece que me sai tudo cá para fora!! A minha tia disse-me que tenho que mamar melhor para não entrar tanto ar!! Eu prometo que vou tentar!!

Pronto, vou agora tomar o meu primeiro banhinho cá em casa e parece que vou dormir além da minha mãe com o meu pai!! Só espero que não resone tanto como a minha mãe,ih,ih!! Também, me parece que as outras duas senhoras e os outros dois meninos não vieram connosco!! Agora já não tenho ninguém para desabafar!!!!