sábado, 19 de dezembro de 2009

Mafaldinha resistindo ao frio


Estou de volta à cidade da mamã, Guimarães, mas desta vez parece que vou ficar por cá muito tempo. Como sempre, estou em casa dos vovós e também com a madrinha.
Quando cheguei a mamã saía comigo muitas vezes, para fazer aquilo que ela gosta muito…como se chama…ah, já sei…COMPRAS.
Parece que se aproxima uma data muito importante para os adultos, o Natal. Pelo menos, aqui só se fala nisso. Fazem-se muitas compras para oferecer à família e aos amigos, e também muitas coisas boas para comer….
Nos primeiros dias andei sempre com a mamã e a vovó a fazer essas compras. É muito divertido porque as ruas estão cheias de luzinhas que eu já consigo ver, e ouvem-se músicas muito calminhas. Chegávamos a casa cheias de prendas e eu sei que muitas delas são para mim, ih, ih, ih…
Mas de repente, deixámos de passear. Deve ser porque ficou muuuuiiiittooo frio e só estamos quentinhos junto ao aquecedor. Assim, agora tenho passado quase todo o tempo em casa, brincando com a mamã e a vovó. Mas aqui também existem luzinhas, no pinheirinho e no presépio de Natal. Este é diferente da casa dos papás, mas também é muito giro.
Agora, em vez de ter o colinho do papá e da mamã, ganhei também o colinho dos vovós e da madrinha. Todos eles são muito bons, mas o do vovó…é espectacular!!! Não sei se é por ser alto, os braços serem compridos ou por ele ser muito brincalhão, mas sabe tão bem estar com ele, farto-me de rir…Parece que todos os bebés gostam do colinho dele, mas agora não há colo para mais ninguém! Afinal, o vovó é meu…
Ontem à noite parece que houve problemas com os adultos. Parece que a mamã, a vovó e a madrinha estão doentes…Até tiveram de ir ao doutor (coitadas, se calhar tomaram uma pica!!!). Estão todas com medo de que eu também fique doente. Mas elas já deviam saber que desde que eu tenha o leitinho da mamã, não há micróbio que pegue….
Só estou preocupada com uma coisa: há já alguns dias que eu não vejo o papá! Onde será que anda? Será que já me esqueceu? Mas eu tenho saudades dele, de o deixar acordado à noite e de gastar o dinheirinho dele!!!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fraldinha numa roda-viva








É verdade, meus amigos, tenho andado muito cansada. Sim, porque isto de andar sempre no passeio também cansa. Então vejam…
Desde quarta-feira que tenho andado numa roda-viva.
De manhã fui conhecer a São, a minha futura ama. Como podem imaginar, tive de me portar muito bem, tinha de deixar boa impressão. Mas não foi difícil, tinha acabado de tomar o leitinho e estava com soninho…Mas ainda deu tempo para ver que ela é muito simpática, pegou logo em mim ao colo (como eu gosto) e havia o Martim e a Mariana para eu brincar.
À tarde fui conhecer a antiga escola da mamã, em Silves. Comecei por visitar a turma da professora Paula Canteiro e reconheci as vozes de alguns meninos. Parece-me que a mamã costumava ter de lhes ralhar muitas vezes, quando eu ainda andava na sua barriguinha… Depois fui até à sala-dos-professores conhecer as outras docentes. Mais uma vez, portei-me muito bem, nunca se sabe se alguma deles vai ser minha professora daqui a alguns anos, ah, ah, ah. Mas isso acabou por ser fácil porque elas eram muito amorosas e até me ofereceram um dinheirinho para os papás me comprarem uma prendinha. Foram queridas, não foram?
Na quinta-feira comecei o dia indo ao Centro de Saúde e sabem uma coisa? Já atingi os 5 quilinhos!!! Deve ser por isso que a mamã se anda a queixar de dores de costas…
E no dia seguinte…regresso a Lisboa para visitar a vovó Laurinda e o padrinho Luís. Mas, qual não foi a minha surpresa quando encontrei também a madrinha Vânia!!!
Do fim-de-semana não há muito a dizer…porque foi mais do mesmo. Jantar no sábado com os amigos dos papás, jantar no domingo com a Titi Sara e jantar na segunda-feira com os primos Cristina e Tozé. Já viram bem a boa vida que os papás têm à minha custa? Quando crescer tenho de os lembrar das boas paparocas que gozaram à minha custa, ih, ih, ih.
Para além disso, ultrapassei o teste de conhecer o Lucas e o Benjamim sem ter ficado doente. Mas parece que quando eles não estão doentes, entra em cena a mamã deles…Quando estavam todos a jantar, a Ti-ti Ana correu para a casa de banho e…vomitou!!! Será uma história para recordar por muitos tempos!
Sabem que recebi a minha primeira amiga?! Chama-se Matilde e é uma boneca que me deu o primo David. Ela fica com a cara toda iluminada e emite uma música que me deixa…com muuiiiiittttoooo ssoooonnnniiinhhhoo!
Depois destes dias atribulados, a mamã e a madrinha enfiaram-me no popó e…Guimarães. Espero que estes dias sejam mais calminhos, mas…duvido! Só é estranho não ter visto o papá no popó! Onde será que ele anda?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

almoçaradas!!











No início da semana, como estava ainda em Lisboa, aproveitei para visitar a sede do trabalho do meu papá. Seguindo as ordens dele, comportei-me como muito bem e acabei bajulada, como sempre, pelas meninas que lá trabalham…Espero que o plano do meu papá funcione, que era para ver se aumentavam o “nhonhó” que ele recebe no final do mês!!! Em troca eu ia poder gastar mais dinheirinho nas compras com a mamã, ah, ah, ah!!!

De regresso ao Algarve, a mamã andou a comer umas coisas esquisitas para poder fazer cocó mais à vontade!!! O que é certo é que eu tenho sentido algo diferente: os papás estão sempre a gozar comigo porque tenho de fazer força para fazer cocózinho. Para me vingar, na sexta-feira chorei como eles nunca viram e, à noite, até lhes preguei um susto, ih, ih!!! Não mamava, berrava, e queria fazê-los sofrer mais um pouquinho, mas acabei por adormecer pouco depois e…dormi oito horas seguidas!!!
Mas tenho que confessar que também podia ser das duas picas que levei, uma em cada coxinha, no dia anterior. Realmente, não se faz!!! Eu pensei que ia passear com a mamã (quem sabe até fazer umas comprinhas), entrei a rir no Centro de Saúde, fiz “gu-gu” à senhora simpática que me deu um primeiro remédio docinho na boca, e depois fazem-me aquilo!!! Apanham-me distraída e deram-me duas picas que doeram tanto, nomeadamente, a segunda, ui,ui!! Claro, que fiquei chateada!! Tive que berrar o máximo que as minhas goelinhas conseguiam!!! Fiquei tão zangada…

Mas acabou por passar! No fim-de-semana os meus papás receberam cá em casa três rapazes todos jeitosos, mas muito engraçados…Um vinha de calções (com este frio??!!), parecia um tirolês, estava ainda com mais soninho que eu, e de todos, era o que tinha menos jeito para brincar comigo; o outro estava muito nervoso porque o clube dele ia jogar nessa noite; o último não devia gostar de futebol porque andou comigo no colinho o tempo todo!!! Tinha mesmo jeito o moço!!! Lá comeram um coelhito bravo que o meu papá tinha trocado por uma garrafa de medronho (??!!), acompanhado de uma garrafa de Planura!!! Eu, como sempre, lá os deixei comer e beber à vontade, porque estive quase sempre a dormir, não sei se pela pinga ou pelo jogo calmo entre o clube do papá e meu e o Sporting!!

No domingo a minha mamã não queria cozinhar…lá fomos nós comer a um restaurante, com o meu papá todo contente porque era a mamã que pagava!!! Escolheu a paparoca, arroz de lingueirão, e mais uma vez portei-me lindamente. Deixei-os comer calma e tranquilamente. Foi pena não poder passear depois porque estava um frio muito grande. Fomos todos para casa ver televisão, juntinhos no sofá…

Ontem, talvez por ter um peso na consciência, foi a vez do meu papá dizer que pagava o almoço. Seria a despedida das almoçaradas aqui no Algarve, para este ano. Então, lá fomos para Olhão, porque o meu papá tinha descoberto um restaurante que parecia que tinha paparoca boa…Lá nos pusemos ao caminho, só para eles comerem uma Alhada de Raia e um Biqueirão de arroz de tomate!!! Como sempre, e até já parece repetitivo, portei-me muito bem!!! Nem deram conta de mim… No final, os meus papás vinham cheios e felizes porque o dono lhes fez um desconto de “Cartão Jovem”!!! E como era o meu papá a pagar ainda mais feliz ficou…

Depois, fomos para Faro visitar a Titi Fatinages e a Titi Anasges!! Como sempre, fomos todos muito bem recebidos e a Titi Ana estava a fazer umas coisas muito bonitas!!! Parece que lhe chamam bijutaria artesanal…. Os olhos da minha mãe até brilharam e até ajudou a Titi!!! No final até parecia o Pai Natal cheia de prendas!!! Claro está, a componente gastronómica não ficou atrás, com um lanche e um jantar de migas muito bons, onde o meu papá ficou a rebolar!! Eu até penso que vou ter um maninho por causa da barriga dele…