sábado, 28 de novembro de 2009

Fim de semana...futebolistico!!!













No fim-de-semana passado lá fui eu à terra do meu papá, Lisboa. Como sempre portei-me lindamente, fui sempre a “nanar” até à capital!!! Mas antes de sairmos tivemos um problema de logística: foi preciso duas horas e três mil tentativas para colocar a “tralha” que levávamos dentro do carro. No entanto, depois de a minha mãe quase arrancar os seus cabelos, e o meu pai tentar acalmar as coisas serenamente, lá conseguimos pôr a chave na ignição e rumarmos até Lisboa.

Parece que o objectivo desta viagem era de os meus papás assistirem a um jogo de futebol entre o clube do meu papá (o Benfica) e da minha mamã (o Vitória)!!! Claro que assim a minha vovó Laurinda também estava comigo para matar saudades e, como sempre, o meu papá ia cravando comida em casa de alguém, com a desculpa de me apresentar…Tenho que começar a cobrar isto!!!!

Assim, na sexta-feira ficamos por casa da vovó. Ela tinha uma novidade: pude tomar banho na banheirinha nova que a vovó tinha comprado. É cor-de-rosa e cheia de espaço, mas tenho saudades do alguidar da roupa, onde tomava banho antigamente… Enfim, modernices e desenvolvimento.

No sábado saímos todos da cama por volta das 11.30. O tempo estava de chuva e eu, mais uma vez, nanei… nanei… e só acordei a horas dos papás irem almoçar.

Mas antes, passámos por um estádio muito bonito (dizia o papá!), e ele não parava de o elogiar, enquanto a minha mãe dizia sempre o oposto??!! Aqui o meu papá trouxe um cartão de sócio do Benfica com a minha foto, e mostrou que fiquei com o número 203359!!! Ele, todo orgulhoso, não parava de chatear a minha mãe!!! Mas ela respondia-lhe sempre às provocações… Não entendo estes adultos, estão sempre a “picar-se” por causa dos seus clubes, mas eu acho que eles até gostam …

No café da vovó fiz sucesso mais uma vez. Eu bem tentei dormir um soninho enquanto lá estive, mas as clientes estavam sempre a perguntar por mim…Então, lá acordei, coloquei a minha “cara de anjo” e lá andei pelo colinho das senhoras, com direito a beijinhos e muitas bênçãos.
À noite lá fui conhecer a madrinha de casamento do meu papá!!! Conheci mais uns titis de Lisboa e recebi a minha primeira prenda de Natal!!! A casa deles era enorme, parecia a nossa no Algarve, mas estava muito bem arranjada e tinha muito conforto!!! Como sempre, fui a estrela da companhia (e o meu pai a estrela da mesa e do vinho...) e andei sempre a ser apaparicada pela jeitosa e fogosa minha titi Carla e pelo castiço do meu tio, que até parecia o meu vovó, tal o jeito que ele tem para me colocar a dormir…
Aqui ficamos até as 11h30m, mas lá tivemos que ir para casa, para eu tomar banhinho, se não corríamos o risco do meu papá dormir em casa da minha titi!! Ele parecia um pouco mais alegre que o normal (devia ser da boa comidinha e bebidinha)…

No domingo o tempo já estava mais bonito e os meus papás levaram-me a passear no jardim da Gulbenkian!! O meu papá ainda quis que fossemos ver umas coisas esquisitas, a que chamam arte, mas a minha mamã disse que queria andar e não estava com pachorra!!! Como quase sempre, ela ganhou…

Durante a tarde conheci a família Coelho, a Carolina e Vicente (sempre muito activos e cheios de energia) e os seus papás!!! A minha titi Inês também foi muito simpática e pelo que o meu pai dizia, tinha feito um bolo de chocolate muito bom para o farto lanche oferecido…ao meu pai!!! Também, havia outro senhor, que não parava de tirar fotografias e estava sempre preocupado em fechar as janelas para ninguém espreitar para dentro de casa, que era o Tio Zé Jó!!! Personagem misteriosa e sui generis…

A seguir os meus papás saíram a correr para ir ver o Benfica-Vitória de Guimarães. A mamã deu-me um leitinho muito saboroso e depois deixou-me com a minha vovó. Eles estavam com medo que eu a aborrecesse e que eles tivessem de voltar para casa mais cedo, mas eu enganei-os e dormi o tempo quase todo!!! Estes papás, não têm confiança em mim…mas demo-nos muito bem e os meus papás só chegaram a casa era quase meia-noite!!!Aqui notei que o meu papá e o meu padrinho não vinham lá muito felizes, ao contrário da minha mãe! Ela vinha com um sorriso de orelha a orelha, sempre a brincar, até me cantou novamente o hino do Vitória (que de tanto ouvir, eu até já sei de cor...), e já não a via tão feliz à muito tempo…


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Portugal!! Portugal!!!











Ao contrário do que era esperado, Portugal lá se conseguiu apurar para o Mundial de Futebol da África do Sul. Como eu sou ainda pequenina, ainda não sei o que é futebol e onde fica a África do Sul…Mas deve ter sido bom, porque os meus papás fartaram-se de gritar e no fim pareciam muito contentes.
Quanto a mim, estive a ver todo o jogo…quer dizer, quase todo…bem, vi metade…ah, na verdade, vi só um pouquinho!!! Mas o que queriam, meia dúzia de rapazes a correr atrás de uma bola deu-me soninho, e o colinho da mamã estava tão confortável!
Antes do jogo começar parece que há um truque…a mamã pegou-me ao colo e cantou uma música que começava “Heróis do Mar, Nobre Povo…”! Deve ser importante, tenho de a aprender no futuro…
Nesse dia, tinha ido ao meu médico. Ele parece o “ Avô Cantigas”, estou sempre a ver quando ele se levanta e começa a cantar…Fiquei a saber que tenho quase 5 kg e meço 55,5 cm. Uma coisa muito boa: ele deixou-me continuar a beber só o leitinho da mamã, o que significa que tenho crescido muito bem!!! Tenho de lembrar aos papás de me comprarem mais roupinha nova, esta está a deixar de me servir…
No domingo fomos passear e comer fora para conhecer o local onde o meu papá ganha o dinheirinhú. Chama-se Monchique e estava muito escuro e frio e pareceu-me familiar com as terras da mamá lá do Norte . Comeram uma carnuxa muito boa e um belo xourichinho e depois o meu papá foi apanhar castanhas para depois a mamá comer mais tarde!!
E, de repente, descobri que tenho uma mãozinha na extremidade do braço!!! É muito fixe porque assim posso agarrar melhor os objectos à minha volta. Nunca pensei que fosse tão engraçado agarrar os cabelos da mamã, a minha mantinha e o patinho amarelo que faz barulho…e quando não sei mais o que fazer, chucho-o para me entreter! Mas passo muito tempo a olhar para a mão, a tentar descobrir novas utilidades para ela, nomeadamente, uma que a mamá me ensinou que é pedir dinheirinho…

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A ESTRELA DE SILVES











É verdade, ando toda babosa!!!
Toda a gente me diz que sou muito bonita, muito querida, muito calminha… Hoje até dormi na Segurança Social, quando a minha mamã lá foi. Embora, isso deva ser normal por lá porque, pelo ar de enfadonho das pessoas, todas estavam a fazer o mesmo!!!

O fim-de-semana foi calminho, apesar de no sábado ter ido a um jantar de anos da prima Pipinha, filha da Titi Lurdes, com 40 pessoas!!!
Mais uma vez, eu portei-me muito bem, no meio das pessoas a falarem, a cantarem e a comer…. Para não me sentir tão deslocada, eu também cantei a pedir a mama à mamã, ih!!!
Também é verdade que estive muito caladinha porque a minha Titi derramou-me tintol no vestido e, não sei porquê, mas fiquei taaaooo calllmaaa….

Enfim, de resto tenho tentado explicar aos papás que gosto muito deles, principalmente da mamã, quando ela me dá leitinho…Para os manter entretidos, tento falar ou cantar em “Mafaldez”, a linguagem dos “gu-gus”, “tu-tus” e “cu-cús”, eles parecem gostar muito disso!!!
Mas nem sempre eles entendem o que eu quero. Por exemplo, às vezes eu quero leitinho, digo “ gu-gu”, mas eles não me dão maminha. Aí, abro as goelas de uma vez só, e é vê-los a correr…O leitinho aparece logo!!!
É preciso chorar um pouquinho, caso contrário fico com a imagem de santinha e de bem comportada e não pode ser!!! Também sei berrar, embora agora o meu papá já não me queira lançar ao Castelo de Silves!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A minha ida ao Norte!!!











Tal como os meus pais, eu também já tenho uns belos kilómetros nas minhas perninhas!!! Desta vez fui a Guimarães visitar e ser apresentada à minha família nortenha.

Assim, na sexta-feira lá fomos para o Norte debaixo de chuva e começamos pelos meus bisavôs, dois velhinhos muito engraçados e com muita energia!!! Tinham uma casinha pequenina, mas muito acolhedora…Disseram à mamã que ela foi uma bebé muito chorão, mas eu portei-me bem para não parecer mal.

Depois, conheci a minha Tia-avó Fatinha, que para Tia está muito bem conservada, bem como o meu Tio Pobeiro (é assim que lhe chama o papá, que está sempre às turras com ele, mas eu não sei porquê!). Isto disseram os meus papás, porque eu adormeci no colinho dele e nem deu para sentir a energia da minha priminha Íris, parece que é um tufão, daqueles que surgem no verão!!!

No sábado fui com a mamã jantar a um restaurante!!! A minha primeira saída para borgar… Foi muito giro, estava lá a Mariana e as primas, a Ana e a Melita. Para além disso, tive muito colinho das amigas da mamã, que estava muito orgulhosa porque todas diziam que eu era muito bonita e calminha. Para lhes provar isso, até dormi uma pequena soneca, mas acordei cedo porque queria brincar com as minhas novas amigas!

Também conheci o meu novo primo, o Rodrigo, que nasceu nessa semana, e os papás dele. Ele é muito engraçado, muito loirinho e com grandes bochechas. Mas parece que não gasta do leitinho da mamã dele (que estranho!) e está sempre a chorar…Quando formos grandes vamos fazer muitas brincadeiras em casa da vovó dele, a minha Tia-avó Tónia. Vai ser muito divertido, ah, ah, ah…

Na terça-feira os meus papás ficaram muito orgulhosos de mim! Eles queriam ver o Guimarães-Sporting, mas tinham medo que eu não deixasse…Mas eu, como gosto muito dos papás e quero que eles se divirtam um pouquinho, pedi leitinho à mamã cedinho e depois fiquei em casa com a minha vovó e portei-me muito bem!!!

Na quarta-feira apareceu lá em casa uma jovem com um sotaque muito engraçado!!! Era a Carla de Braga. Ela é da terra rival de Guimarães, mas não houve problemas!!! Até lhe demos papinha lá em casa.

De resto, e até ao final da semana, foi andar nas compras com a minha avó, mamã e madrinha e ser apresentada a muita gente!!! Ah, claro que faziam isto quando o meu papá ia passear!!! Assim, ele não via o dinheiro a sair...Não há dúvida que isto de passear e gastar dinheiro é muito giro!!!

Por fim, no último dia fizeram-me sócia do Bitória de Guimarães!!! Deram-me um cartão muito bonito, com uma fotografia minha a dizer que sou a sócia número 32028…A mamã diz que assim eu aprendo desde pequenina a saber orgulhar-me das minhas raízes…Ainda não sei porquê, mas meu papá é que não achou piada nenhuma à história!!! Mas, parece que já tenho a papelada pronta para ser a duzentos e tal mil lá do clube dele!!!

Após colocar os meus avós Laura e Gostinho e a madrinha Baninha com uma lágrima no canto do olho, lá vim de popó até Lisboa!! Como sempre, andei numa roda viva a conhecer família e amigos…o meu pai, com a desculpa de me apresentar às pessoas, pedia sempre uma comidinha!!
E assim, lá fui jantar em casa do padrinho do meu papá e ver um jogo de futebol, que pelas caras deles, não correu lá muito bem!!!

Depois no dia seguinte a dose foi dupla, com um almoço na casa dos meus primos da Parede, onde se comeu muito e bem, e pelo meu pai, ainda se bebeu melhor!!!
Depois, foi sair da mesa e ir para casa da minha Tia Sara, que até andou comigo ao colinho!!!

Esqueci-me de mencionar, que no sábado lá fui a mais uma sessão de apresentação às velhotas do café da minha vovó, que deram-me prendas muito bonitas quando nasci e assim fui agradecer as prendinhas!!!

Por fim, tenho a dizer que tomei banhinhu em casa da minha avó na banheira mais curtida que passei!!! Era o alguidar da roupa da minha vovó!!!