terça-feira, 25 de dezembro de 2018


Oláaa gente marafada!! Já há um bom par de meses que não dizia nada, mas isto das cólicas não tem sido fácil!! Os meus papás já tentaram de tudo: Aerom, Colimil, chá de funcho, até importaram medicamentos de Londres, Infacol e Gripe Water, banheira que mais parece um balde, mas eu gosto de treinar os pulmões e berrar aos ouvidos deles, ih,ih!! Mas, o que querem? Não tenho culpa!! Tenho dificuldades em dar puns e de evacuar??!! Mas, parece que o Pai Natal trouxe umas melhorias e os olhos dos meus papás já parecem outros, ih,ih!! Mas, tenho que admitir que até para mim é chato e desconfortável e que ir ao Hospital do Barlavento à noite com a mana ( ela parecia que tinha fome tal o dedo do meio, ih,ih, estava comido) e os papás, não é algo muito agradável! Para não falar de me terem colocado algo pelo corpo a dentro (Bebegel) que não era nada gostoso!! A sorte é que o Hospital estava vazio porque era Black Friday, que segundo os meus papás, é um dia que os adultos se comportam como crianças descontroladas??!!
No entanto, agora até já começo a querer falar com as pessoas e descobri umas coisas no meu corpo, chamadas mãos, que têm a sua graça.
Durante estes dias lá fui a Lisboa para conhecer a minha vovó e o meu tio Luis, ambos com cabelos brancos, mas muito simpáticos. Nos braços do meu tio, estava um pouco alerta, porque não me parecia que dominava o tema, já a minha avó sabia da poda, mas estava um pouco esquecida. A casa de Lisboa é que era um pouco fria, mas muito grande e comprida. Até dormimos todos ao som do piano do sexto andar, embora os meus papás pelo seu tom de conversa não estavam a gostar muito do concerto!! Não tem cultura nenhuma!!!
Igualmente, e parece que é hábito do meu papá, lá fomos à procura de comida noutras casas, com a desculpa das pessoas me conhecerem??!! A minha mana segredou-me que com ela comeram muitas vezes assim….Então, fui conhecer os primos To-Zé, Cristina e David na sua casa e pelo leitinho da mama parece que foi um belo frango do campo e uma bela mosse. Também conheci a Tia Sara e Orlando, mas não vi a minha amiga Leonor, que ficou a dormir na sua caminha no andar de cima. Eu fiquei chateada e também não abri olho no andar de baixo!! Mas vão ver quando tivermos as duas juntas!! Não paramos!!
Apesar das cólicas tenho estado a crescer bem e já passei os 4kgs e dentro em breve vou levar umas picas, chamadas vacinas, e a minha mana já disse que doem um pouco!! Não sei se é verdade ou para me assustar, porque ainda a estou a estudar…Às vezes quando me pega, por tanto balançar, penso que me quer levar a conhecer a Serra de Monchique pelo caminho mais rápido…
Ontem estive numa festa muito bonita, o Natal, que os grandes, mas principalmente os pequenos ( então a prima Sofia estava a ver que tinha algum ataque de coração!!!) e a minha mana, sempre a perguntar se podia abrir os presentes, se divertem muito!! Já me deu a entender, que os maiores gostam de comer e beber e os mais pequenos de abrir prendas!! E ontem, até tivemos direito a um Pai Natal, que quando tocou à porta, as calças caíram, ah,ah,ah!!! Mas, a cara não me era estranha….Eu até tive direito a um fatinho do Pai Natal e muito colinho e umas poucas de prendas. Embora a prenda mais gira foi de um cão Mauzão, que levou a minha mana a berrar tanto, que estava a ver que lhe dava algo!! Va lá que ia dormindo nos braços do vovó, como se nada fosse!!

Hoje lá voltaram à comida e foi um cabrito e mais comida e bebida!! Quando é que isto para? Eu até gosto, porque assim o leite da mama é muito avariado!!!

Bjs marafades para todos















domingo, 28 de outubro de 2018

Mais uma moça marafada!!!

Bô noite moçes marafades!! Como andém? Antes de mais vou-me apresentar: sou a Matilde Machado Maio, nasci a 17 deste mês, com 2,845kg e meço 48cm!! Por acaso era para nascer ontem a 27, mas apareceram à minha mamã, umas manchas esquisitas na cabeça (o cabeçudo do meu papá disse logo, que não tinha nada a haver com isso??!!) e os doutores decidiram que devia sair a 17, para depois tratarem da mamã!! Eu até estava bem lá dentro, mas para ajudar a mamã, faço tudo!! Sou ou não uma menina bonita, hem?


Nasci num sítio que mais parecia um hotel, no Hospital Particular do Algarve em Faro, e as primeiras pessoas que vi, eram muito bonitas, com umas batas azuis, mas eis que chamam um senhor, que se levantou lá atrás, com uma caixa de óculos e uma cabeça saliente, que descobri que era o meu papá!! Pronto, não se pode ter tudo…há coisas piores, parece que é um gajo porreiro…em compensação quando olhei para uns lindos olhos verdes e disseram-me que era a mamã, fiquei toda radiante!! Compensou, ih, ih!! É a bela e o monstro, ih, ih, ih, ih!!
Depois subi com o meu papá, que teve comigue até chegar a mamã, que vinha um pouco dorida, porque fez uma cesariana (??!!). Nessa noite o meu papá dormiu no quarto connosco num divã para ajudar a minha mamã, que não se levantava!! Eu não disse que ele era um moçe porreiro!!

Ao final do dia conheci mais uma menina muito bonita, que é a minha mana!! Ela pegou logo em mim, embora vou confessar só para vocês, que ao início estava um pouco tensa, a pensar que ia ver os passarinhos na Ria Formosa… Mas depois, quando vi que era um medo desproporcionado e que ela me dava muitos beijinhos e chamava-me sempre fofinha, fiquei muito contente.
Depois também conheci dois velhotes todos babados, que eram os meus bubús e mais uma menina grande, que é a minha tia, que vinha acompanhada por uma menina muito marafada cheia de caracóis, que era a minha prima Sofia!! Parece que vamos ser muito amigas e vamos brincar juntas!!
Nos quatro dias seguintes comportei-me muito bem, apesar de eu e a minha mamã ainda não termos afinado o tema do leitinho… A minha mamã sempre que abocanhava a mama dela gritava um pouquito… Ups!! Prometo que vou treinar mais, porque o leitinho dela é bem bom e o meu papá também rezava, para não gastar mais dinheiro??!!! Enfim, com a ajuda das enfermeiras e com mais treino a coisa já está melhor e o meu pai mais aliviado, ih, ih!!

Assim, no domingo lá saímos do hotel e fui conhecer a minha casinha!! O dia estava bom e apesar dos meus papás não terem logo atinado a meterem a cadeirinha no carro à frente da enfermeira, lá conseguiram e partimos tranquilamente para Portimão.
Chegada a casa a festa foi grande e tudo correu tranquilamente. Até o primeiro banhinho, que parece que foi mais calmo que o da minha mana, nove anos antes!! Os velhotes até têm jeitinho e parecem calmos. Vou ter que os testar nos próximos tempos….vou afinar as goelas…
Tirando a noite de hoje, na qual já os pus um pouco à prova, lá se safaram, apesar do ar descabelado do meu pai e zonzo da minha mamã, tenho-me portado relativamente bem. Xô pequenina, tenho que acordar de 3-3 horas para papar. Não tenho culpa, não andassem a brincar aos papás e mamãs, ih,ih!!!
Por fim, ontem fui ao pediatra, que parecia o Avô Cantigas, que me fartou de elogiar, deixando os meus papás muito orgulhosos!!
Saudações marafadas a todos e até breve com mais noticias do Sul!!